O cenário de aprendizagem “Pensamento Computacional, Programação e Robótica” foi desenvolvido e implementado no âmbito da unidade curricular de Didática da Informática I do Mestrado em Ensino de Informática no ano letivo 2018-2019.
Pretendeu-se levar os alunos a desenvolverem e concretizarem propostas de planificações e atividades pedagógicas para ensino e aprendizagem de conceitos base de programação usando a robótica enquanto estratégia. Para tal os alunos, individualmente ou em grupo, desenharam e implementaram atividades pedagógicas para ensinar/ aprender os conceitos de programação preconizados nas aprendizagens essenciais para da disciplina de TIC para os 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Previamente, os alunos foram envolvidos em atividades de exploração de ambientes de programação visual e por blocos e de robots com diversas tipologias, características e componentes, procurando identificar as suas potencialidades e limitações pedagógicas bem como a sua adequação às diferentes faixas etárias dos alunos.
Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Alunos: 1º ano do Mestrado em Ensino de Informática
Disciplina: Didática da Informática II
Tema 3 : Programação de Objetos Tângíveis
Professor: João Piedade
Ano Letivo: 2018/2019
Workshop sobre Programação de Robots em Ambiente Virtual – OpenRoberta
Atividades de Peer-Teaching – Ambientes de Programação Visual e por Blocos
Cenário 1 : Floresta Inteligente
Alexandrina Gonçalves e Anabela Morouço
Cenário 2: Um Passeio na Floresta
Ana Rodrigues Dália Pereira
Cenário 3 : Dois Amigos Improváveis
Jorge Silva, Odette Paulo e Rita Martins
Cenário 5: Socorrooooo! O Carro sem Condutor Perdeu os Travões
Ana Pires
Cenário 6: Programação e Matemática – Calcula a Área da Sala de Aula
Andrea Resendes
Testemunho de Futuras Professoras
Testemunho de Futura Professora