Programar de uma forma divertida

O cenário de aprendizagem “Programar de uma forma divertida” foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da informática e foi implementado junto de um grupo de alunos do 7.º ano do ensino básico da Escola Secundária da Portela.
A narrativa e o enredo do cenário de aprendizagem incidiram sobre a temática da introdução à programação.
Este cenário pretendeu colocar os alunos em contacto a programação através da criação e correção de pequenos programa recorrendo à ferramenta Scratch. No final pretendeu-se que os alunos fossem capazes de desenvolver um programa que simulasse o sorteio do euromilhões.

Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Mestrado: Ensino da Informática
Agrupamento de Escolas / Escola: Escola Secundária da Portela
Turma: 7.º Ano do Ensino Básico
Disciplina: Programação e Robótica
Unidade : Linguagem de Programação Visual – Scratch
Futuro Professor: Rui Rodrigues
Professor Cooperante: Paulo Torcato
Professores Orientadores: João Paulo Neto | Neuza Pedro 
Ano Letivo: 2016/2017

Cenário de Aprendizagem " Programar de forma divertida"

Apresentação do cenário de aprendizagem “Programar de uma forma divertida”

Testemunho do Futuro Professor

Testemunho do Professor Cooperante

Testemunho  dos Alunos