A planificação de um Cenário de Aprendizagem (CA) constitui uma atividade que inclui um processo de reflexão por parte do professor ou da equipa de professores envolvida.
Tipicamente, a conceção ou adaptação de um CA a um grupo de alunos específico envolve a identificação clara da ideia, do tema a abordar ou do problema a resolver. Trata-se de tornar claro o domínio específico do CA – não necessariamente ligado a uma disciplina única. Mas é inerente ao trabalho do professor, ao especificar um tema de trabalho, de imediato formular objetivos (mesmo que natureza geral) para a atividade que vai ser desenvolvida.
- Documentos de Apoio
Planificação de Cenários de Aprendizagem
Future Classroom Lab - Kit de ferramentas para a sala aula do futuro
Referencial de competências da UNESCO
Technological Pedagogical Content Knowledg Framework - TPACK
Guia de referência do Modelo de Maturidade da Sala de Aula do Futuro
Ferramenta interativa para avaliar o nível de maturidade da Sala de Aula do Futuro (Tollkit FCL):
1. Papel do aluno
2. Papel do professor
3. Objetivos de aprendizagem e avaliação
4. Capacidade da escola para apoiar a inovação na sala de aula
5. Ferramentas e recursos - Ferramentas Digitais
No processo de planificação de cenários de aprendizagem existe um vasto leque de aplicações e ferramentas digitais que podem ser mobilizados em cada uma das várias etapas do processo. A figura seguinte ilustra algumas dessas ferramentas.