- Elementos Estruturantes
Constituem elementos relevantes num cenário de aprendizagem:
a) desenho organizacional do ambiente - organização dos elementos contextuais de um cenário, requisitos, tempos, artefactos materiais.
b) papéis e atores - posturas e responsabilidades, formas de estar, organização da atividade coletiva, modos de interação e de comunicação
c) enredo, estratégias de trabalho, atuações e propostas de trabalho - arquitetura da atuação, estrutura de atividade, sentido teleológico da implementação do cenário
d) reflexão e regulação - processos de reificação daquilo que será aprendido e da ação, monitorização do desenvolvimento dos atores e do contexto, avaliação crítica, produtos. - Características
Um cenário de aprendizagem deve assumir um conjunto de características, nomeadamente:
Inovação – um cenário deve ser desenhado para demonstrar possíveis atividades inovadoras e não para fornecer planos prescritivos aos professores.
Transformação – um cenário deve encorajar os professores a experimentar mudanças nas suas práticas pedagógicas e métodos de ensino e de avaliação e promover experiências educativas inovadoras com sucesso.
Previsão / antevisão – um cenário deve ser considerado como uma ferramenta de planeamento utilizada para pensar em novas maneiras de perspectivar o futuro e tomar decisões apropriadas relativamente a condições incertas.
Imaginação – um cenário deve ser sempre uma fonte de inspiração e de alimentação da criatividade do professor. Deve conduzir à aprendizagem do que ainda não é conhecido.Adaptabilidade – um cenário não deve ser apresentado de forma rígida. Cabe ao professor adaptá-lo aos seus objectivos e às características dos seus alunos. A profundidade da exploração dos temas, assim como o tempo necessário para a concretização das atividades, deverão ficar ao critério de cada professor. Um cenário pode sugerir o nível de escolaridade para o qual os temas e as atividades propostas são mais indicadas. No entanto, as ideias para um determinado nível de ensino podem ser adaptadas pelo professor para crianças mais novas ou mais velhas.
Flexibilidade – um cenário deve fornecer opções dirigidas a diferentes abordagens às aprendizagem e estilos individuais de ensino. Os professores podem escolher usar parte de um determinado cenário na sua sala de aula ou apenas uma ideia inspirada nele. Podem também escolher a escala em que quer aplicar o cenário. Podem usá-lo a um nível elementar ou torná-lo mais complexo.
Amplitude/abrangência – um cenário deve ser construído de modo a possuir uma maior ou menor abrangência. O papel dos atores pode estar confinado apenas ao nível das operações e das ações ou pretender-se que sejam participantes ativos do sistema de atividade completo. Os cenários podem incluir projetos multidisciplinares para serem trabalhados pelos alunos durante extensos períodos de tempo.
Colaboração / partilha – um cenário pode conter elementos conducentes à realização de atividades colaborativas (síncronas e assíncronas), incluindo ferramentas tecnológicas propiciadoras de partilha e de construção colaborativa de objetos. - Princípios para o design de cenários de aprendizagem
Princípios orientadores para o design de cenários de aprendizagem:
Princípio I: O Cenário de Aprendizagem deve ser construído com base na ideia de design participativo - O cenário de aprendizagem não deve ser construído por uns (que o concebem) para outros (que puramente o utilizam); sempre que possível, na base da sua conceção deve estar o diálogo explícito e a colaboração estreita entre os vários atores intervenientes, como por exemplo, investigadores, designers, professores e formadores e alunos ou formandos.
Princípio II: O Cenário de Aprendizagem deve basear-se no contexto e nas necessidades dos seus utilizadores - O cenário de aprendizagem deve estar estreitamente ligado à prática docente e aos motivos do professor e dos alunos devendo refletir as necessidades sentidas pelo professor (como é que poderei ajudar os meus alunos a aprender?) e contar com o envolvimento e colaboração dos alunos na procura de respostas concretas; o cenário deve igualmente contemplar os interesses e necessidades dos alunos ou formandos (o que exige a preocupação de tomar contacto, conhecer e valorizar tais interesses e necessidades), possibilitando-lhes o acesso a modos de aprendizagem mais próximos daqueles que são característicos do mundo digital em que nasceram e vivem.Princípio III: O Cenário de Aprendizagem deve decorrer de um processo dinâmico de experimentação e reflexão - O design do cenário deve ser concebido como algo que se desenvolve ao longo de um período prolongado de tempo e inclui várias fases de desenvolvimento; partindo de uma ideia inicial prospetiva (por exemplo, uma história que evoca uma situação desejável futura), é possível disponibilizar e construir ferramentas e materiais, experimentar a sua aplicação, avaliar o impacto da sua utilização com os alunos, proceder a reajustamentos de todo o processo e iniciar de novo esse ciclo quando for considerado pertinente; durante esse período, o cenário de aprendizagem deve ser sempre entendido como objeto em construção, mutável, que vai sendo alvo de alterações e reajustes à medida que se vão modificando os motivos dos atores e as relações entre os várias componentes da atividade em que estão a ser utilizados; o cenário deve ser avaliado e continuamente melhorado, a partir da identificação de contradições e inovações imprevistas que emergem como resultado da introdução de novos elementos na atividade.
Princípio IV: O Cenário de Aprendizagem deve ajudar a aprender e a pensar - O cenário de aprendizagem deve proporcionar o acesso a tecnologias que apoiem os alunos ou formandos e os professores ou formadores na expansão das suas formas habituais de aprendizagem; as tecnologias digitais devem ser utilizadas como ferramentas para aprender e para ajudar a pensar e a sua introdução deve propor desafios e suscitar a necessidade de resolução de problemas; os alunos ou formandos devem ser envolvidos em exploração, experimentação e criação de novos objetos de aprendizagem.
Princípio V: O Cenário de Aprendizagem pode incluir sugestões que complementem o uso das tecnologias digitais - O cenário de aprendizagem pode incluir sugestões de utilização de outro tipo de materiais e recursos que contribuam para a exploração de temas e conceitos em estudo no âmbito do cenário independentemente da sua natureza digital.
Princípio VI: O Cenário de Aprendizagem deve proporcionar novos desafios e permitir a consolidação de outros - O cenário de aprendizagem pode estar associado a processos de realização de projetos ou resolução de problemas do mundo social; este tipo de desafio, normalmente, prolonga-se por períodos de tempo relativamente longos; pode igualmente incluir propostas de trabalho mais orientadas e de curta duração. - Documentos de Apoio