Skip to content

Guidebook

Design de cenários de aprendizagem

  • Guidebook
  • Cenários de Aprendizagem
    • Cenários de Aprendizagem
    • Exemplos de Cenários de Aprendizagem
    • Videocases
      • Videocase01- You have been hacked
      • Viceocase02 – Programar de uma forma divertida
      • Videocase03 – Números e Operações
      • Videocase04 – Classificação de Figuras Geométricas
      • Videocase05 – Ensino de Economia e Contabilidade
      • Videocase06 – Porquê, dir-te-ei o quê
      • Videocase07 – Comunicar Audiovisualmente o Património
      • Videocase09 – O Degelo no Alasca
      • Videocase10 – Pensamento Computacional, Programação e Robótica
  • Planificação
  • Produção
  • Implementação
  • Avaliação

Segue-nos em

Facebook
YouTube
Instagram
SOCIALICON
  • Guidebook
  • Cenários de Aprendizagem
    • Cenários de Aprendizagem
    • Exemplos de Cenários de Aprendizagem
    • Videocases
      • Videocase01- You have been hacked
      • Viceocase02 – Programar de uma forma divertida
      • Videocase03 – Números e Operações
      • Videocase04 – Classificação de Figuras Geométricas
      • Videocase05 – Ensino de Economia e Contabilidade
      • Videocase06 – Porquê, dir-te-ei o quê
      • Videocase07 – Comunicar Audiovisualmente o Património
      • Videocase09 – O Degelo no Alasca
      • Videocase10 – Pensamento Computacional, Programação e Robótica
  • Planificação
  • Produção
  • Implementação
  • Avaliação
  • Read More
  • Planificação

    A planificação de um Cenário de Aprendizagem (CA) constitui uma atividade que inclui um processo de reflexão por parte do professor ou da equipa de professores envolvida. Tipicamente, a conceção…

    Read More
  • Produção

    Na fase de produção ou desenho do Cenário de Aprendizagem o professor organiza com recurso a um template ou modelo as ideias delineadas na fase de planificação.  Assim, considerando os…

    Read More
  • Avaliação

    A função de avaliar corresponde a uma análise cuidada das aprendizagens conseguidas face às aprendizagens planeadas, o que se vai traduzir numa descrição que informa professores e alunos sobre os…

    Read More
  • Implementação

    Na fase de implementação, o professor, em conjunto com os seus alunos, dinamiza um conjunto de atividades de aprendizagem, delineadas a partir do Cenário de Aprendizagem desenvolvido (nas fases de…

    Read More
  • ftelab

    Cenários de Aprendizagem

    Entende-se um cenário de aprendizagem como uma situação hipotética de ensino- aprendizagem (puramente imaginada ou com substrato real) composta por um conjunto de elementos. Cada cenário deve descrever (i) o…

  • planificacao

    Planificação

    A planificação de um Cenário de Aprendizagem (CA) constitui uma atividade que inclui um processo de reflexão por parte do professor ou da equipa de professores envolvida. Tipicamente, a conceção…

  • windows

    Produção

    Na fase de produção ou desenho do Cenário de Aprendizagem o professor organiza com recurso a um template ou modelo as ideias delineadas na fase de planificação.  Assim, considerando os…

  • implementacao

    Implementação

    Na fase de implementação, o professor, em conjunto com os seus alunos, dinamiza um conjunto de atividades de aprendizagem, delineadas a partir do Cenário de Aprendizagem desenvolvido (nas fases de…

  • ftelab

    Avaliação

    A função de avaliar corresponde a uma análise cuidada das aprendizagens conseguidas face às aprendizagens planeadas, o que se vai traduzir numa descrição que informa professores e alunos sobre os…

Contactos

Telefone: (+351) 21 794 36 91

Email: ftelab@ie.ulisboa.pt

Web: http://ftelab.ie.ulisboa.pt/tel

Morada

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade

1649-013 Lisboa

Menu

  • Guidebook
  • Cenários de Aprendizagem
  • Planificação
  • Produção
  • Implementação
  • Avaliação

Segue-nos em

Facebook
YouTube
Instagram
SOCIALICON

Procurar

Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab | Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência PTDC/MHC-CED/0588/2014

Institute of Education | University of Lisbon @ 2017