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| TEL@FTELab |

Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab

 

 

 Workshops - abril e maio de 2016

 

No âmbito do projeto ´Technology enhanced learning@Future Teacher E-ducation Lab’ realizar-se-ão no FTE-Lab do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa diversos Workshops nos meses de abril e maio de 2016.

Horário:

17h00 às 18h30

Publico Alvo:

Estudantes dos Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa. É dada prioridade aos mestrados integrados no Projeto TEL@FTE-Lab: Informática, Matemática, Geologia-Biologia, Física-Quimica, Economia e Contabilidade, Artes Visuais.

Certificação:

Os workshops em causa não têm créditos associados contudo será facultado aos participantes um certificado de participação.


Formulário de Inscrição no final da página

 

 

Workshop 1: 28 abril, 5ª feira - Thinkercad: modelar e imprimir em 45 minutos

 

Formador: Francisco Mendes, BEEVERYCREATIVE

Sócio fundador da BEEVERYCREATIVE, formado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e pós-graduado em Engenharia de Automação Industrial, ambos pela Universidade de Aveiro.

Breve Descrição:

O Tinkercad é um software que permite a modelação 3D, de forma fácil e intuitiva, através do recurso a um extenso repositório de modelos gratuitos que são partilhados entre os utilizadores.
Com esta formação, pretende-se que qualquer pessoa sem conhecimentos prévios de modelação 3D aprenda e fique familiarizado com as ferramentas base do Tinkercad.

Número máximo de participantes:

20 pessoas

Requisitos:

Trazer PC

 

 

 

Workshop 2: 2 maio, 2ª feira - Promethean: Quadros interativos e Active Classroom Assessment

 

Formador: Hugo Dantas, Promethean

Director de Vendas da Promethean em Portugal

Breve Descrição:

Neste workshop irá ser apresentado as funcionalidades básicas associadas à utilização de Quadros interactivos em sala de aula em conjugação com o sistema de criação de aulas interactivas Classflow. Será igualmente explorada soluções de suporte à práticas de avaliação formativa em tempo real com recurso a tecnologia e ambientes online.

Número máximo de participantes:

20 pessoas

Requisitos:

Cada pessoa deverá trazer um computador portátil, e previamente registar-se em www.classflow.com. Deverá também ir a www.prometheanplanet.com/pt , efetuar registo, e seguidamente ir a ‘Software > activinspire > transferir’ e proceder à instalação.
Relativamente à chave de ativação, a mesma será fornecida na formação mas após instalação o utilizador dispõe de 60 dias de trial.

 

 

 

Workshop 3: 11 maio, 4ª feira - Beeverycreative: Sketchup – Do zero ao 3D

 

Formador: Alexander Torres

Formado pela FAUP, trabalhou como arquitecto durante cerca de 10 anos, e é utilizador experiente de diversos programas de CAD. Nos últimos anos tem-se dedicado a desenhar modelos 3D imprimíveis em Sketchup com a BEEVERYCREATIVE, quando não está a traduzir, filmar, fotografar ou a dar workshops.

Breve Descrição:

Com este curto workshop, espera-se que qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha desenhado em 3D, possa criar do zero um modelo possível de imprimir numa impressora 3D no programa Sketchup.

Número máximo de participantes:

12 pessoas

Requisitos:

Cada pessoa deverá trazer:
 - um computador portátil com o último Sketchup Make instalado (www.sketchup.com/download). É indiferente se usarem Windows ou MacOS.
 - um rato (usar mousepad é muito limitativo);
 - ter uma conta Google para poder fazer o download do plugin STL

 

 

 

Workshop 4: 17 maio, 3ª feira - Sucesso na educação: o espaço conta?!

 

Formador: Teresa Vendeirinho, Steelcase

Formada em Arquitetura de Interiores pela Fundação Ricardo Espirito Santo Silva.  Toda a sua actividade profissional tem sido dedicada ao conhecimento e desenvolvimento de  espaços de trabalho, essencialmente sobre Workplace Performance, junto da comunidade de Arquitetos e Designers.  Marketing manager da Steelcase Portugal está neste momento a desenvolver um projecto de Active Learning Spaces juntamente com a Steelcase Education para a criação de um ecosistema educativo diferenciador.

Breve Descrição:

Pretende-se com este Workshop compreender melhor a importância do espaço no ecossistema educativo, de que forma é possível aumentar o compromisso do professor com o aluno e do aluno com a aprendizagem. Sendo uma potente arma de apoio a todo o processo é fundamental compreendê-la e saber como tirar o melhor partido do espaço que é colocado à disposição de todos.

Número máximo de participantes:

20 pessoas

 

 

 

Workshop 5: 23 maio, 2ª feira - Planear, Criar e Jogar com o Kodu Game Lab:

etapas de uma história de aprendizagem

 

Formador: Rui Lima

Microsoft Innovative Educator Expert
Professor e Diretor Pedagógico do Colégio Monte Flor

Breve Descrição:

O Kodu é uma ferramenta de programação bastante simples, intuitiva e com uma interface centrada em elementos visuais extremamente apelativos. A utilização de uma ferramenta deste tipo para iniciar os alunos na Programação pode ser altamente produtiva e motivadora para as crianças, na medida em que estas podem criar os seus próprios jogos e partilhá-los com os outros.
Por outro lado, o processo de criação de um jogo deve ser algo construído de base, através de uma abordagem centrada num projeto que envolva diferentes etapas: desde a ideia, à apresentação do produto final (o Jogo). É sobre este processo que nos debruçaremos nesta sessão, privilegiando, acima de tudo, a vertente prática e o trabalho colaborativo. Assim, para além de discutidas algumas implicações deste tipo de atividades nas aprendizagens dos alunos, procuraremos abordar as principais funcionalidades da ferramenta e deixar nos participantes a vontade de explorarem ainda mais o Kodu Game Lab.

Número máximo de participantes:

15 pessoas

Requisitos:

Trazer PC com o Kodu instalado. Será adequado instalar a versão Desktop, através de www.kodugamelab.com

 

 

 

   Formulário de inscrição nos Workshops