Workshops - abril e maio de 2016
No âmbito do projeto ´Technology enhanced learning@Future Teacher E-ducation Lab’ realizar-se-ão no FTE-Lab do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa diversos Workshops nos meses de abril e maio de 2016.
Horário:
17h00 às 18h30
Publico Alvo:
Estudantes dos Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa. É dada prioridade aos mestrados integrados no Projeto TEL@FTE-Lab: Informática, Matemática, Geologia-Biologia, Física-Quimica, Economia e Contabilidade, Artes Visuais.
Certificação:
Os workshops em causa não têm créditos associados contudo será facultado aos participantes um certificado de participação.
Formulário de Inscrição no final da página
Workshop 1: 28 abril, 5ª feira - Thinkercad: modelar e imprimir em 45 minutos
Formador: Francisco Mendes, BEEVERYCREATIVE Sócio fundador da BEEVERYCREATIVE, formado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e pós-graduado em Engenharia de Automação Industrial, ambos pela Universidade de Aveiro. Breve Descrição: O Tinkercad é um software que permite a modelação 3D, de forma fácil e intuitiva, através do recurso a um extenso repositório de modelos gratuitos que são partilhados entre os utilizadores. Número máximo de participantes: 20 pessoas Requisitos: Trazer PC
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Workshop 2: 2 maio, 2ª feira - Promethean: Quadros interativos e Active Classroom Assessment
Formador: Hugo Dantas, Promethean Director de Vendas da Promethean em Portugal Breve Descrição: Neste workshop irá ser apresentado as funcionalidades básicas associadas à utilização de Quadros interactivos em sala de aula em conjugação com o sistema de criação de aulas interactivas Classflow. Será igualmente explorada soluções de suporte à práticas de avaliação formativa em tempo real com recurso a tecnologia e ambientes online. Número máximo de participantes: 20 pessoas Requisitos: Cada pessoa deverá trazer um computador portátil, e previamente registar-se em www.classflow.com. Deverá também ir a www.prometheanplanet.com/pt , efetuar registo, e seguidamente ir a ‘Software > activinspire > transferir’ e proceder à instalação.
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Workshop 3: 11 maio, 4ª feira - Beeverycreative: Sketchup – Do zero ao 3D
Formador: Alexander Torres Formado pela FAUP, trabalhou como arquitecto durante cerca de 10 anos, e é utilizador experiente de diversos programas de CAD. Nos últimos anos tem-se dedicado a desenhar modelos 3D imprimíveis em Sketchup com a BEEVERYCREATIVE, quando não está a traduzir, filmar, fotografar ou a dar workshops. Breve Descrição: Com este curto workshop, espera-se que qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha desenhado em 3D, possa criar do zero um modelo possível de imprimir numa impressora 3D no programa Sketchup. Número máximo de participantes: 12 pessoas Requisitos: Cada pessoa deverá trazer:
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Workshop 4: 17 maio, 3ª feira - Sucesso na educação: o espaço conta?!
Formador: Teresa Vendeirinho, Steelcase Formada em Arquitetura de Interiores pela Fundação Ricardo Espirito Santo Silva. Toda a sua actividade profissional tem sido dedicada ao conhecimento e desenvolvimento de espaços de trabalho, essencialmente sobre Workplace Performance, junto da comunidade de Arquitetos e Designers. Marketing manager da Steelcase Portugal está neste momento a desenvolver um projecto de Active Learning Spaces juntamente com a Steelcase Education para a criação de um ecosistema educativo diferenciador. Breve Descrição: Pretende-se com este Workshop compreender melhor a importância do espaço no ecossistema educativo, de que forma é possível aumentar o compromisso do professor com o aluno e do aluno com a aprendizagem. Sendo uma potente arma de apoio a todo o processo é fundamental compreendê-la e saber como tirar o melhor partido do espaço que é colocado à disposição de todos. Número máximo de participantes: 20 pessoas
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Workshop 5: 23 maio, 2ª feira - Planear, Criar e Jogar com o Kodu Game Lab: etapas de uma história de aprendizagem
Formador: Rui Lima Microsoft Innovative Educator Expert Breve Descrição: O Kodu é uma ferramenta de programação bastante simples, intuitiva e com uma interface centrada em elementos visuais extremamente apelativos. A utilização de uma ferramenta deste tipo para iniciar os alunos na Programação pode ser altamente produtiva e motivadora para as crianças, na medida em que estas podem criar os seus próprios jogos e partilhá-los com os outros. Número máximo de participantes: 15 pessoas Requisitos: Trazer PC com o Kodu instalado. Será adequado instalar a versão Desktop, através de www.kodugamelab.com
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Formulário de inscrição nos Workshops