Na fase de produção ou desenho do Cenário de Aprendizagem o professor organiza com recurso a um template ou modelo as ideias delineadas na fase de planificação. Assim, considerando os princípios associados ao desenho de cenários de aprendizagem, bem como os seus elementos constituintes, o professor constrói procurará definir a narrativa, os objetivos de aprendizagem, as metodologias e estratégias a mobilizar, as propostas de trabalho, os recursos, os atores e papéis e as formas de regulação e autoregulação.
Após a construção do Cenário de Aprendizagem o professor poderá proceder ao seu licenciamento, recorrendo às normas creative commons, definindo, assim, as condições para a sua possível utilização por terceiros noutros contextos educativos.
- Templates para Desenho de Cenários de Aprendizagem
Modelos e templates que podem ser mobilizados para o desenho e produção de Cenários de Aprendizagem. Este templates podem ser adaptados de acordo com os cenários a desenvolver pelos professores.
Modelos Utilizados no Âmbito do Projeto TEL@FTELAB
TEL@FTELAB: Template para o Desenho de Cenários de Aprendizagem
TEL@FTELAB: Template para o Desenho de Cenários de Aprendizagem [Versão reduzida]
Outros Modelos e Templates
- Ferramentas Digitais
No processo de desenho e produção de cenários de aprendizagem o professor pode optar por utilizar um dos templates e modelos disponíveis ou, em alternativa, recorrer a algumas aplicações e ferramentas digitais. que podem ser mobilizados em cada uma das várias etapas do processo. A figura seguinte ilustra algumas dessas ferramentas.